Aviões do Forró faz balanço de 2015: “Divisor de águas”

Xand e Solange no DVD "Pool Party" em parque aquático no Ceará (Foto: Fred Pontes e Nara Facci/ Divulgação)
Xand e Solange no DVD “Pool Party” em parque aquático no Ceará (Foto: Fred Pontes e Nara Facci/ Divulgação)
“Um divisor de águas”, é assim que Solange Almeida e Xand avaliam 2015, ano em que o Aviões do Forró embarcou numa sonoridade que contemplou ritmos que vão além do forró no DVD “Pool Party”. Duzentos e quarenta e sete shows depois (quase 1 a cada dois dias), a banda comemora o sucesso do recente trabalho com expectativas de novos projetos para 2016. Em entrevista ao G1, os vocalistas fazem um balanço de 2015 e falam sobre a festa que vão lançar neste domingo (27) em Fortaleza, turnê na Europa e aposta de hit para o Carnaval.
Banda que consolidou a mistura do forró com o axé em micaretas e no carnaval de Salvador, o Aviões do Forró trouxe na “Pool Party” o que Solange classifica como “forrónejo”. “Buscamos inovar e sair do óbvio. Esse trabalho foi o mais eclético de todos. Ele traz músicas para agradar a gregos e troianos. Fomos do forró ao sertanejo, do romântico ao arrocha e até um reggae nós fizemos. Isso mostra a nossa versatilidade e era isso que queríamos mostrar”, revela Solange. Para Xand, o trabalho é um retrato da “ousadia” do grupo que já tem 13 anos de carreira: “Foi um divisor de águas porque o repertório da Pool Party trouxe uma nova roupagem, mas que é forró”.
Dois meses após o lançamento do DVD gravado em um parque aquático de Fortaleza, o grupo comemora a boa aceitação de canções que trazem letras acompanhadas por melodias mais lentas, com elementos típicos do sertanejo: solos de sanfona menos agitados e refrões carregados de romantismo. “No inicio, algumas pessoas criticaram alegando que ficou sertanejo e mesmo que fosse é um ritmo próximo ao forró e que têm a mesma linguagem e hoje são justamente essas pessoas as principais consumidoras desse projeto”, conta Xand.
Hits românticos e carnavalescos
Entre os hits da Pool Party que se destacaram, os cantores elencam dois que chamam atenção por terem ritmos bem diferentes. Em “Banca de Flores”, o Aviões se aproxima do sertanejo com um solo de sanfona que serve de trilha sonora para uma melosa declaração de amor. “Estamos com várias músicas bem executadas. ‘Lei da Vida’, ‘Fiquei Sabendo’, são consagradas e, depois, vieram “Aviões Chegou”, “Banca de Flores” e “Tô com Pena de Você”, que viraram hits. Existe resultado melhor que esse? Temos apenas dois meses do DVD nas lojas. Melhor é impossível”, avalia a Solange.

A outra música que se destacou, “Aí Eu Vi Vantagem”, já leva no início uma batucada que lembra o músicas de axé e traz uma divertida letra com potencial para ser hit do Carnaval do ano que vem, época em que se apresentam pelo oitavo ano seguido no bloco “Aviões Elétrico” em Salvador. “Ela traz uma linguagem bem jovem e é uma das mais executadas na Bahia, terra oficial do carnaval”, comemora Xand.
Novos shows
Presenças constantes em festas de grande público, a banda promoveu cinco eventos próprios que rodaram o Brasil em 2015: Aviões Privilege, Arraiá do Aviões, Aviões Beach, Aviões Elétrico e Boate do Aviões. Neste domingo (27), eles fazem o lançamento nacional da “Feijoada do Aviões”, pré-réveillon que acontece em Fortaleza, com previsão de início ao meio-dia e serviço de open food para o público. A produção da banda informou ao G1 que grande parte dos ingressos foram adquiridos por turistas que passam o feriado no Ceará. Depois do Carnaval, Xand, Solange e banda voam para a Europa, onde se apresentam em uma turnê que passa por três cidades: Londres (Inglaterra), Stuttgart (Alemanha) e Zurique (Suíça).

Projetos paralelos
Além de terem comandado quase 250 shows no ano, Xand e Solange não se restringiram ao palco. Ambos lançaram projetos paralelos de programas musicais apresentados por eles no Youtube. O primeiro que teve a nova experiência foi Xand, que gravou cinco edições do “XandnaX Diferente”. “É um trabalho que no início a gente levou na brincadeira, mas que deu certo. Hoje, as pessoas me cobram novos vídeos. Queria ter mais tempo para me dedicar à altura do tamanho que ele ficou, mas já estamos nos programando para a temporada de 2016”, comenta Xand.

Já a vocalista estreou no segundo semestre o “Solange Almeida Convida”, atração em que transmite ao vivo um show acústico com três convidadas. “O projeto continua em 2016 com tudo e possivelmente em uma emissora de TV, que ainda estamos negociando. Também pretendo fazer um trabalho com a minha cara, um DVD cantando vários estilos musicais”, adianta a cantora.
Fonte: G1
Compartilhar no Google Plus
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial