Comcar reprova por unanimidade mudança de nome do circuito Dodô para Daniela Mercury

Segundo Pedro Costa, diretor do Comcar, a mudança do nome do circuito poderia prejudicar internacionalmente a imagem do Carnaval de Salvador
O Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar) reprovou, por unanimidade, a indicação da vereadora Vânia Galvão (PT) que pedia a mudança de nome do circuito do Carnaval Dodô (Barra/Ondina) para Daniela Mercury, em homenagem à cantora. A negativa foi resultado de uma votação pelos 31 conselheiros durante uma reunião nesta terça-feira (3).  Na última quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o projeto e enviou para apreciação e sanção do prefeito ACM Neto.
Foto: AgNews
"Nós decidimos reprovar a indicação da vereadora. Um dos motivos é de que a Lei Orgânica do Município determina que qualquer definição sobre o Carnaval de Salvador deve ser feito pelo Conselho. Foi o Comcar que criou o circuito Mestre Bimba no ano passado. A Câmara não podia ter aprovado isso sem ouvir o Conselho", defendeu Pedro Costa, presidente do Comcar.
Para Pedro Costa, a mudança do nome do circuito poderia prejudicar internacionalmente a imagem do Carnaval de Salvador. "Dodô tem uma marca muito grande no Carnaval e poucas vezes foi homenageado. Não se reverencia um, tirando o mérito do outro", explicou.
Ainda de acordo com o representante do Conselho do Carnaval, a decisão já foi comunicada ao prefeito ACM Neto para que ele tome as medidas cabíveis. "O prefeito sabiamente disse que sancionaria o projeto, mas ouvindo a opinião do Comcar, que é quem tem a prerrogativa para deliberar sobre o tema", acrescentou Pedro Costa.
Mesmo com a decisão contrária à da Câmara de Vereadores, o presidente o Comcar não economizou elogios à artista, considerada rainha do axé.  "Não temos nada contra Daniela. Ela é uma grande estrela e merece ser homenageada. Salvador tem uma grande dívida cultural por ela divulgar tanto a cidade. Ela é um orgulho para nós. Por ventura, algum novo circuito que venha a ser criado pode ser pensado o nome dela, pois merece. Assim como outras pessoas fazem parte da história do Carnaval de Salvador e também merecem", concluiu.
Entenda
A Câmara Municipal de Vereadores aprovou o projeto que indicava ao prefeito ACM Neto a alteração do nome do circuito Dodô (Barra/Ondina). De acordo com a proposta da petista, o nome de circuito passaria a se chamar Daniela Mercury.

“Daniela foi, de fato, a criadora do circuito, nada mais que justo marcá-la na nossa história; além disso, as cantoras são os grandes símbolos da nossa folia, então na figura da Rainha do Axé estamos afirmando nosso papel ativo na maior festa popular do planeta, e não apenas como artistas, mas como profissionais que atuam em todos os setores do evento”, justifica a vereadora Vânia Galvão.
Caso a alteração fosse aprovada, o circuito Osmar (Campo Grande), passaria a se chamar Dodô e Osmar.
Após a aprovação da Câmara, Malu Verçosa, esposa da cantora Daniela, chegou a comemorar pelo Facebook. “Fico muito feliz com o reconhecimento unânime (soube que todos os vereadores votaram a favor) da Câmara, da vereadora Vania Galvão, em especial, mas principalmente, da cidade, do nosso povo, da representatividade de Daniela para a cultura baiana e brasileira”, postou. 
Malu Verçosa lembrou da contribuição de Daniela Mercury para a criação do circuito.” Ela se empenhou muito na criação do circuito e é pioneira, como todos sabem, ao abrir o mercado pros nossos artistas, em especial para as mulheres que fazem do nosso carnaval o maior do planeta. Estou emocionada e muito feliz. Ser reconhecida em vida (e com tanto a fazer ainda) é muito, muito importante. Um povo que sabe sua história é mais forte. O baiano é, certamente, um guerreiro. A baiana, então, nem se fala!!! Rs. Viva ao empoderamento feminino. Viva a Daniela Mercury. P.S: só falta agora a assinatura do prefeito ACM Neto. Mas como a voz do povo é a voz de Deus... Rs”, brincou.
FONTE: CORREIO 24 HORAS
Compartilhar no Google Plus
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial