Conheça o tradicional cortejo da 'Sarandaia' em Capela-SE

Evento abre oficialmente os festejos juninos da cidade.

As ruas de Capela-SE ficarão repletas de foliões na noite de quarta-feira(31). O município irá promover a tradição da "Sarandaia". O evento abre oficialmente os festejos juninos de Capela e foi idealizado em 1945 por Ary Vieira e Paulo Cabral.
O esquenta para a "Sarandaia" iníciará às 20h, com as apresentações de Brasas do Forró e Raulzinho do Acordeon.

Foto: (Reprodução/Sarandaia)

O Cortejo
Após a meia noite, na madrugada do dia primeiro de Junho, ouvidos atentos para os sons dos pífanos, zabumbas e tiros de bacamartes. Chega o momento da concentração para a "Sarandaia". Saudações são feitas às famílias responsáveis pela criação dos eventos: Vieira e Cabral (Sarandaia) e Melo (Festa do Mastro). Com a elevação do Estandarte de São Pedro na rua que leva o nome do santo, o cortejo segue pelas principais vias da cidade, com objetivo de arrecadar brindes (bebidas) para o Mastro.
A manifestação cultural é marcada por um cortejo acompanhado de centenas de pessoas batendo à porta de moradores e pedindo prêmios para compor o ponto alto da festa, a queima do mastro. Ao som de uma música que já é marco da festa, abre-se oficialmente os festejos juninos na cidade, a cantiga é:
"Ô seu fulano, abre a porta que eu quero beber. Hoje é primeiro de São João. Traga a cachaça pra nois beber. Se não tiver cachaça traga dinheiro, para pagar o zabumbeiro. Ascendeu a luz, ele já vem. Ele já deu, muito obrigado. Ele é freguês de todos os anos. Até paro ano, se Deus quiser", entoam os brincantes, pelos quatro cantos da cidade."...
O São Pedro em Capela
O São Pedro de Capela é considerado um dos maiores eventos juninos do Brasil, reunindo a "Festa do Mastro", a "Baiana", entre outros folguedos. A festa atrai turistas e pessoas de todas as regiões do Brasil. A programação completa de 2017 ainda não foi divulgada pela Prefeitura da cidade, mas já estão confirmadas as atrações: Aviões do Forró, o sertanejo Leonardo e Bell Marques.
Veja abaixo um vídeo de como é o cortejo da Sarandaia:


FONTE: JOÃO VICTOR CAMPOS/SUA MUSICA
Compartilhar no Google Plus
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial