Veja quais são as músicas mais tocadas nas festas juninas!

Várias músicas têm atravessado gerações

Todos os anos o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), faz a medição das músicas que são tocadas por todo o país, seja em rádios ou meios de comunicação. Eles sempre acabam divulgando algumas listas, como a das músicas mais tocadas nas festas juninas, por exemplo.
Claro que sucessos do Sertanejo, Funk e Forró eletrônico dominam as rádios brasileiras nos dias atuais, mas é inegável que em certas épocas do ano, músicas marcantes de determinados períodos nunca deixam de tocar. Apenas para dar um exemplo, aposto que sempre que chegamos em dezembro você ouve Simone cantando "Então é Natal", certo?
E é por isso que músicas atuais estão fora da lista, pois por mais que toquem e sejam bastante executadas, algumas músicas já estão enraizadas na cultura do São João. Outro motivo é que nossa música se baseia em vários anos e não apenas um um. Em 2012, por exemplo, várias músicas desta lista apareceram entre as mais tocadas, músicas mais tradicionais do São João, já em 2016, as mesmas músicas continuaram aparecendo, mas os sucessos daquele ano em específico já não apareciam mais. Então, nossa lista é uma lista que leva em consideração vários anos, mas chega de conversa e vamos lá!
Festa na Roça - Mario Zan/Palmeira
Sem dúvida alguma, um dos ou o maior clássico das festas juninas. A música é totalmente instrumental e o som é reconhecido facilmente por qualquer pessoa que goste minimamente do São João.
Olha pro céu - Luiz Gonzaga/José Fernandes de Carvalho
Mais um clássico do São João. Seja na voz de Gonzaga ou em novas versões, "Olha pro céu" é uma das músicas mais executadas em períodos juninos.
Pagode Russo - Luiz Gonzaga/João Silva
E o que dizer de "Pagode Russo", música com toda cara de São João. Mais uma do Rei do Baião.
O sanfoneiro só tocava isso - Haroldo Lobo/Geraldo Medeiros
Você pode até não conhecer a letra completa da música, mas com certeza você reconhece o som da sanfona.
Quadrilha Brasileira – Gerson Filho/José Maria de Aguiar Filho
Mais uma música instrumental que acabou ficando enraizada nas festas juninas. Aquele tipo de música que é tocada ao fundo, mas que simplesmente conhecemos sem saber de onde e nem o porquê.
Asa Branca – Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga
O maior hino da história do Forró também nunca ficou de fora entre as canções mais executadas do período junino.
Isto é lá com Santo Antônio – Lamartine Babo
É bem provável que você ouça a música e pense: "Não conheço...", mas essa música ganhou diversas versões, incluindo instrumentais para o São João.
Pula a Fogueira – João Bastos Filho / Amor
"Pula fogueira, iá iá. Pula fogueira, iô iô. Cuidado para não se queimar, olha que a fogueira já queimou o meu amor". Preciso explicar? Vai dizer que você não escuta essa todos os anos?
São João na Roça – Zé Dantas/Luiz Gonzaga
Música do Rei do Baião especialmente feita para o São João e tocada exaustivamente todos os anos. Ainda bem, né?
O Xote das Meninas – Zé Dantas/Luiz Gonzaga
O Rei do Baião tem a maioria das músicas mais tocadas durante os anos e "Xote das meninas" é uma delas.
Sonho de papel - Alberto Ribeiro
Mais uma música totalmente feita para o São João, principalmente para crianças e que hoje também está enraizada na festa.
Chegou a Hora da Fogueira – Lamartine Babo
Lamartine Babo tinha vários sucessos no São João e muitas de suas músicas acabaram ficando para a eternidade, como representantes do São João.
Zé Ramalho - Frevo mulher
Apesar de ter Frevo no nome, "Frevo mulher" é uma música com cara de São João, que lembra as quadrilhas nordestinas. A música ganhou diversas versões, seja por nomes tradicionais ou bandas de Forró eletrônico e é bastante tocada todos os anos.
E aí, esse São João é de primeira, hein?

FONTE: HUGO GUALBERTO/SUA MUSICA
Compartilhar no Google Plus
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial